A inovadora Biblioteca na Universidade de Lille - França



Convidada para fazer um estagio profissional de três meses pela Escola Superior de Ciências de Informação e de bibliotecas situada na cidade de  Lyon no Campus LA DOUA, que fica em um bairro antigo e charmoso pertinho de Lyon chamado  Villeurbane,  na França, Aceitei com prazer e fui conhecer os cantos e encantos dos novos espaços concebidos nas bibliotecas de  algumas Universidades de Norte ao Sul, leste e oeste, na França.

Não pude visitar todas, evidentemente, pois, para uma visita os tramites necessários são muito “burocráticos”, ou melhor, corretíssimos. Envolvem varias pessoas, logística demorada, além de horas de deslocamento de um ponto a outro. Ônibus ou trem, não importa, compra-se as passagens com antecedência, nada é resolvido “em um minutinho”.
O profissional que vai nos receber se prepara com antecedência, é sempre pontualíssimo (espera o mesmo de você) e diz formalmente alguns dias antes onde será o local exato, que horas vai iniciar a visita, que horas vai terminar. Caso você  almoçar ou simplesmente tomar um café, tudo é combinado com antecedência. Razão pela qual, é muito importante você também organizar-se com a mesma precisão, para fazer jus ao anfitrião. Vamos compartilhar neste blog nossas visitas em cada uma das unidades, procurando ser fiel ao que nos foi oportunizado conhecer, vivenciar e aprender.
Iremos fazer em partes, para que nosso leitor não se chateie com tanta informação.

Vamos começar pelo final,  iniciaremos estas postagens com a nossa ultima visita, na Universidade de  Lille, situada em Villeuveuve d'Ascq. 
Atualmente,  com as alterações regionais ocorridas na França, Lille pertence à  Região “Nord Pas de Calais” e conta com uma população em torno de 227 mil habitantes. Dos quais 70 mil são estudantes universitários distribuídos em 3 universidades da Região..

Esta região possui quatro espaços denominados “Learning Center Innovations “, escolhemos um para visitar.

A definiçao para este termo foi traduzida do original em frances pela autora:  "Local que possui uma gama muito ampla de serviços –Um lugar âncora nas bibliotecas, espaços diferenciados, neste momento da imaterializaçao de serviços e acervos. Ricas coleções on line, multisuportes diferenciados equipamentos de informática de ultima geração, forte presença do mundo digital e alta tecnologia".

http://www.abf.asso.fr/fichiers/file/MidiPyrenecom . es/JE_19_05_14_s_naegelen%20(1).pdf


LILLIAD Learning center innovation. 
Fomos recebida por Julien ROCHE et Laurent MATEJKO, bibliotecarios responsaveis pelo espaço e os reponsáveis pelo projeto.  https://lilliad.univ-lille.fr/




Fachada da entrada do prédio onde situa-se a biblioteca 

Um espaço moderno, mesmo com o prédio redondo tendo completado 53 anos de vida. Um mobiliário bem especifico concebido para o conforto, o bem estar e para dar desejo de permanecer. Nesta nova biblioteca, contrariamente ao Espace Creativity & Learning Hub Crédit Agricole de l'EMLyon Business School, os livros estão presentes. Uma particularidade que me chamou atenção é que logo na entrada do prédio da Biblioteca , encontramos disponível um mapa de localização dentro do espaço. Parece com aqueles mapas encontrados nos shoppings para nos localizarmos. Perfeito. Outro detalhe, o tempo todo o bibliotecário me dizia, priorizamos os pontos de rede, não queremos que nossos usuários fiquem sem internet e bateria.


 
Todas as estantes possui em seu torno luzes de 'Led' para facilitar aos usuários a  visibilidade dos números de classificação 



LILLIAD oferece espaços de trabalho individuais, mas também e sobretudo salas de estudos em grupo. Possui 50 salas atualmente, com 1, 4 e 6 lugares, á escolher. Existem critérios para as reservas, que são feitas em seus smartphones através de um aplicativo criado especialmente para este gerenciamento, chamado de  « Affluences ».




Escada da acesso ao primeiro andar, foto de SoniaMar Passot 2017



Espaços de convivência - foto de Soniamar Passot 2017


Poltronas para leitura individual 


Todas as salas são equipadas com dispositivos informáticos performantes (video-conferencias, écrans colaborativos, material especifico para deficientes auditivos e visuais). A sonorização é assegurada graças a materiais especiais, presentes do forro ao solo. Possui também um grande espaço para convivialidade, com baquetas, poltronas, e sofás, e uma cafeteria aberta aos estudantes que frequentam os espaços.
Além disto, LILLIAD propõem um laboratório de Oceanologia e Geociências principalmente nos domínios do Litoral e das costas marinhas, participando concomitantemente no estudo de  outros sistemas marinhos, entre os quais, Guyana, Atlântico Norte, Mediterrâneo, Vietnam. Estes laboratórios são dirigidos por seis equipes. O programa pedagógico do laboratório é concebido em colaboração com os bibliotecários. E um laboratório destinado a um publico mais jovem que se inspiram nas atitudes dos mais velhos. Portanto foi imaginada uma interface entre a pesquisadores, pessoal tecnico administrativo, estudantes de doutorado da Universidade e as escolas segundo grau, alem das parcerias com empresas e outras Instituições. 

LILLIAD Learning center innovation em números : o projeto necessitou de 11 anos para ser concebido no papel.  30 milhões de euros para a concepção de seus 7 mil m2 . Ficou pronto em cinco anos. São 50 salas para grupos de estudos repartidas em 2 níveis, 2 salas de conferencias de 209 e 110 lugares, 01 sala de inovação pedagógica, 01 espaço café de 90 lugares instalado no nível 1, 02 salas de projeção com 40 lugares.
No total soma-se 1 420 lugares e 485 pontos de acesso a internet em rede logica, alem da rede wifi.
Postos de pesquisa do acervo 6 foto SoniaMar Passot 2017 

Aberta no final de 2016, a biblioteca é o pulmão da Universidade de Lille, chamam-na de cidade cientifica, que renasceu como ‘Learning Center Innovation’, é o templo do conhecimento do seculo XXI destinado aos estudantes, as empresas e ao grande publico, impondo-se como a mais inovadora  biblioteca da França.






Comentários

Postagens mais visitadas