Biblioteca Campus Rebouças UFPR - formas e cores

Fonte : Arquivos UFPR 2014
Fonte: Arquivo UFPR 2014
Fonte : arquivos UFPR 2014 
Conversando com a arquiteta Neuza Machuca, no inicio da construção da Biblioteca do Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná em fevereiro de 2012, vimos o projeto original. Neste projeto em construção havia um corredor que passava ao lado da Biblioteca e neste corredor vimos um jardim. Pois bem, este jardim ainda não esta pronto, mas a biblioteca esta criando forma, cores e vida. Como disse o escritor Cícero, na Grécia antiga “Se houver um jardim ao lado da biblioteca, nada faltara».
Criar, pensar, trabalhar em equipe, são os verbos utilizados no processo de começar uma biblioteca a partir dos seus espaços vazios. Para organizar uma biblioteca é necessário intervir no espaço físico, antes de qualquer outra atividade. Tudo é desafiador e novo a cada dia.  Aqui trabalhamos em equipe, com funcionários, estagiários, bibliotecários, bolsistas, de varia áreas que atuam no SiBi, (Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná), além dos engenheiros, arquitetos, eletricistas, marceneiros 
Academicas do curso de Terapia Ocupacional da UFPR

Hoje, estamos orgulhosos de apresentar o resultado dos estudos e praticas de três alunas do curso de Terapia Ocupacional que encontraram o justo motivo apresentando seus trabalhos de conclusão do curso de graduação de Terapia ocupacional na UFPR. Suas atividades ao longo de quase dois anos contemplaram: a organização dos espaços e diagnostico da Biblioteca por Aline Klein, o planejamento das estantes e seus acervos Ellen G. Sakowicz e a reforma do balcão de empréstimo por Aline Ávila, dentro dos padrões ergonômicos, com o aval e acompanhamento da Professora, Doutora Iranise Moro Pereira Jorje.
A literatura cientifica embasa o trabalho destas alunas quando diz que o estudo e arranjo físico de mobiliário e equipamentos em qualquer local de trabalho ou de estudo são visivelmente importantes para o bem estar e o bom rendimento dos frequentadores. Este período de estudos agregados a pratica das alunas terminou com a publicação de três artigos em revistas da área biblioteconômica. Todo o processo embasou-se em fatores como ruídos, cores e iluminação.
Apesar de todas as dificuldades, temos procurado corresponder à confiança em nós depositada, trabalhando incansavelmente, para concretizar a instalação da Biblioteca do campus Rebouças, cujas expectativas de inauguraçao  sera  para o ano de 2015. 


Comentários

Postagens mais visitadas